sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Educação para sustentabilidade - Influenciando bons hábitos


Todo mundo sabe que se deve ensinar às crianças bons hábitos desde pequenos. Mas o conhecimento sobre a proteção do ambiente é recente e, por isso, muitos adultos não conseguem mudar suas rotinas diárias. Depois seus filhos acabam por fazer o mesmo ao longo de sua vida.

Para alterar estes padrões é necessário promover a educação para a Sustentabilidade. O que é isso? Bem, é ensinar todas as pessoas a agir de modo sustentável em sua casa e sentir gosto por manter o planeta “limpo” para as gerações futuras.

A educação para a sustentabilidade começa nas escolas com as crianças. Devem ser ensinadas a fazer a separação do lixo, a não destruir locais públicos, não jogar lixo para o chão, entre outras atitudes ecologicamente corretas. São coisas pequenas mas que incutem nas crianças o gosto pela nossa casa comum que é a Terra e assim desenvolvem-se jovens interessados pela proteção do ambiente.

Essa é a educação infantil mas, mais tarde, quando já são adolescentes, devem ser abrangidos outros tópicos como as consequências de uma má gestão dos recursos naturais e da própria poluição. É necessário fazer entender a esses jovens que as ações que tomamos alteram a dinâmica de todo planeta. Nas áreas das ciências, devem ser debatidos tópicos como as chuvas ácidas, o buraco na camada de ozonio, o abatimento de árvores e de outros aspectos negativos da falta de Sustentabilidade Ambiental.

Mas essas etapas não estão incluindo a educação para a sustentabilidade direcionada para adultos. Uma forma de conseguir isso é incluir os pais das crianças e jovens em projetos que envolvam o tópico para que eles recebam a informação. A influência dos filhos pequenos é muito importante para alterar hábitos na família. Mas é preciso abranger também as famílias que não têm filhos através de outras campanhas informativas.

É importante lembrar que as pessoas têm que ser alertadas e a informação tem que chegar até elas, pois a maioria da população não a procura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário