segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Tecnologias sociais contribuem para a criação de produtos ecológicos


Segundo a Wikipedia, um produto, método, processo ou técnica pode ser classificado como “tecnologia social” quando atender aos requisitos: simplicidade, baixo custo, fácil (re)aplicabilidade e impacto social comprovado.

É quando uma pessoa inventa uma forma simples de solucionar um problema social, facilitando a vida de muita gente, especialmente a população mais carente em termos financeiros.


Os requisitos ‘baixo custo’ e ‘fácil (re)plicabilidade’ têm tudo a ver com o primeiro: ‘simplicidade’! Muita gente acredita que ser genial tem tudo a ver com simplicidade. As idéias brilhantes são sempre simples em sua essência. E isso geralmente se consegue quando você pensa fora da “caixa”: Einstein já dizia que não se pode resolver um problema com a mesma mentalidade que o criou. A gente tem que procurar sair do paradigma (ou mapa mental) dominante para ter idéias realmente inovadoras. Mas isso não é fácil, e é por isso que é comum uma pessoa que não é da área solucionar um problema de forma mais genial que o profissional do ramo.


Soluções simples são a grande sacada para resolvermos muitos problemas ecológicos e sociais. Um grande exemplo, que acabamos de encontrar e achamos o máximo, é essa máquina de lavar roupas movida a pedal! Super barata e fácil de fazer. A tecnologia social não deve ser patenteada, para atender a todos e todos poderem construir com o que tiverem em casa. Agora imagine quantas pessoas que não tem dinheiro para comprar máquinas e tanquinhos podem ser beneficiadas construindo ou conseguindo em ONGs esse produto!




Fonte: Coletivo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário