quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Código de barras inteligente pode substituir rótulos ecológicos


O número de produtos alimentícios com código de barras inteligentes está aumentando nos Estados Unidos com a ajuda de tecnologias móveis. Uma das possíveis consequências deste fato pode ser o desaparecimento de rótulos ecológicos nas prateleiras.

Atualmente, símbolos e logotipos verdes estão espalhados na indústria de alimentos, cosméticos, produtos de limpeza doméstica, produtos têxteis, móveis e até brinquedos.

Entretanto, a empresa Organic Monitor, de marketing e serviços de informação especializada em indústria de alimentos orgânicos, afirma que muitos consumidores já não confiam nas supostas vantagens ecológicas impressas nos rótulos que indicam quando o produto é sustentável.

Para satisfazer este público, muitas marcas começaram a disponibilizar informações detalhadas sobre o impacto ambiental, social e até econômico do produto através do código de barras. Em alguns casos é até possível verificar as origens do produto.

As principais causas da desconfiança são as deficiências de muitas normas e falta de transparência. Muitas informações são confusas e o consumidor não sabe distinguir os reais benefícios. Devido a isso há um número crescente de pessoas que usam aplicativos de dispositivos móveis para se informarem.

Um aplicativo famoso nos EUA é o GoodGuide. Ele classifica os produtos com base em vários parâmetros, como saúde, meio ambiente e social. Destacando as deficiências de muitos produtos tidos como sustentáveis, ele dispõe de avaliações de quase cem mil produtos de consumo e empresas.

Ao passo que as informações são facilitadas também cresce as exigências dos consumidores. Com o surgimento de aplicativos como o GoodGuide, de certa forma, as empresas sentem-se obrigadas a desenvolverem produtos mais sustentáveis e o consumidor é quem sai ganhando. Desta forma, a tecnologia aos poucos substitui os milhares de símbolos e logotipos que tanto causam confusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário