segunda-feira, 2 de abril de 2012

As 10 melhores cidades do mundo para caminhar

Motoristas distraídos, ônibus lotados, calçadas pequenas e insuficientes, ruas mal iluminadas à noite...A lista de “pedras” no meio do caminho de quem vive nos grandes centros urbanos costuma desanimar até os mais entusiastas do estilo de vida ecofriendly. Quantas vezes você já não pensou em como seria bom ir e vir a pé do trabalho, do cursinho de língua, ou do shopping no final de semana? Há cidades onde isso é possível, com ruas que convidam à realização das mais variadas atividades do cotidiano, tudo usando apenas os pés - uma super máquina de transporte ecológica que não emite um grama sequer de CO2.

Prova disso é a lista do guia Frommer´s das Melhores Cidades do Mundo Para Caminhar (no inglês, “The World´s Most Walkable Cities”). Em comum, elas conservam paisagens belíssimas, recheadas de áreas verdes, ar limpo, parques estoenteantes e acredite, moradores mais alegres - segundo estudos do centro americano Walk Score, cidades que propiciam um bom trânsito público deixam as pessoas mais felizes.

Florença, Itália

A pequena Florença, como outras famosas regiões italianas, é o que muitos chamam de cidade do bem viver, lugar onde a vida acontece num tempo próprio, longe da loucura e do corre-corre dos grandes centros urbanos. Soma-se a isso o fato de que em muitas ruas por lá não é permitido o fluxo de carro, ou quando liberados, os quatro-rodas nem sempre cabem no estreito espaço entre as calçadas, sempre abarrotadas de turistas e gente local.


Paris, França

Caminhar por Paris é uma das formas mais interessantes para quem quer conhecer melhor a cidade e seu modo de vida, com a vantagem de que muitos pontos turísticos estão próximos, como o Museu do Louvre, o Place de la Concorde e o Arco do Triunfo. Por toda a cidade, há estações de aluguel de bicicletas - programa público exportado para o mundo - e, mais recentemente, já é possível contar com um sistema de compartilhamento de carro elétrico, o Autolib.


Dubrovnik, Croácia

Um dos destinos turísticos mais concorridos do Mar Adriático, a cidade croata de Dubrovinik tem ruas em paralelepípedos, que convidam a explorá-la a pé. Patrimônio mundial tombado pela UNESCO, ela é rodeada de muralhas e fortificações que misturam arquitetura medieval, renascentista e barroca. Do ponto de vista ecológico, é uma das cidades mais bem cuidadas da Croácia, livre de grandes multidões, e também de longas avenidas e de edifícios altos. Sua população não chega a 50 mil pessoas.


Nova York, EUA

Nova York é melhor cidade para ir e vir a pé nos Estados Unidos. Fatores que tornam a cidade "passeável" incluem a proximidade de casas e lojas, restaurantes, escolas, parques e transporte público. Por serem numeradas, as ruas também facilitam a localização e diminuem as chances de alguém se perder.


Vancouver, Canadá

Em 2010, Vancouver foi eleita, pela segunda vez consecutiva, a melhor cidade para caminhar no Canadá segundo a revista up! Magazine. A primeira razão para o título é geográfica. Cercada por montanhas e mar, a cidade simplesmente não tem pra onde se expandir. Em segundo lugar, a disponibilidade e acessibilidade do transporte público, além de calçadas largas, que tornam o deslocamento a pé mais fácil. Não à toa, cerca de 40% da população dispensa carro e vai ao trabalho caminhando.


Munique, Alemanha

Mesmo sendo a terceira maior cidade da Alemanha, Munique mantém grande parte do seu centro amigável aos pedestres. Endereço da mundialmente famosa Oktoberfest, a cidade possui edifícios públicos encantadores, parques vastos e convidativos, bares e restaurantes que permitem a qualquer pessoa experimentar o estilo de vida bávaro entre um passeio aqui e uma cerveja ali.


Edimburgo, Escócia

Repleta de história, mas ainda possuindo uma sensação de vanguarda contemporânea, Edimburgo é compacta o suficiente para descobrir a pé, diz a Frommer's. A capital da Escócia está repleta de arquitetura e história visível, sendo que muitas das atrações são centradas em torno da Royal Mile, a zona mais velha e medieval da cidade.


Boston, EUA

Segundo o guia Frommer's, Boston, no estado americano de Massachusetts, é a oitava melhor cidade do mundo para se deslocar a pé. Seus bairros mais tranquilos são Haymarket, Bay Village e Chinatown. Por ser cercada de colinas, Boston proporciona uma bela paisagem para quem mora ou visita a cidade.


Melbourne, Austrália

Totalmente plana, Melbourne é considerada a melhor cidade da Austrália para viver sem se preocupar em ter um carro para se locomover. Como Amsterdã, perfeita para os ciclistas,  Melbourne tem opções de serviço e comércio acessíveis para quem pretende levar um estilo de via livre de carro.


Sydney, Austrália

Em décimo lugar na lista da Frommer's, aparece mais uma cidade australiana: Sydney, que é rodeada por parques nacionais, e contém muitas baías, rios e enseadas. No entanto, uma pesquisa do governo australiano mostra que apenas 3% dos pedestres da cidade são idosos (acima de 65 anos), o que sugere que Sydney ainda tem um grande potencial para criar um ambiente mais tranquilo e seguro para caminhadas.


Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário