terça-feira, 1 de novembro de 2011

Arquitetos da Letônia projetam escola sustentável



A ARHIS, uma organização sediada na Letônia, propôs um projeto "verde", para o plano de construção de um jardim de infância na cidade de Riga. A proposta consiste em salas de aula que descrevem o belo trecho de vegetação - ou o grande parque - dando às crianças um contato constante com a natureza.


O edifício está dividido em espaços particulares para brincar e aprender por diferentes faixas etárias. Ele foi projetado assim para ser personalizado e garantir reconhecimento e orientação adequados para crianças, favorecendo a aprendizagem. O local também é ligado ao parque urbano, no entanto, o acesso é controlado para manter a segurança.

A solução do projeto é um edifício público com um parque com três dimensões integradas na estrutura urbana, que converte-se em uma parte do espaço público da cidade e do sistema de áreas verdes, colaborando para o desenvolvimento de Riga.

Os espaços comuns são organizados em torno de um pátio, cercado por uma fachada de vidro, de frente para o espaço exterior, dando a possibilidade de desenvolver e expandir o local. A estrutura incorpora muitas fachadas deste tipo, a fim de manter a forte ligação com a natureza, além de facilitar a entrada de luz, para a economia de energia. Há diversas instalações de esportes, salas de reuniões e uma piscina, tudo dividido pelas fachadas.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário