sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Como selecionar as espécies adequadas ao reflorestamento?
Um dos principais erros cometidos em recuperação e formação de matas ciliares, ainda mais naqueles não-profissionais, é com relação a escolha das espécies a serem usadas no projeto. Difícil acertar nas primeiras vezes, normalmente acabamos conseguindo sementes através de um amigo de outro Estado, colhendo de uma árvore que achamos bonita em praça ou rua, ou frutíferas de um pomar perto, e criamos um vegetação que reflete nosso gosto, com plantas exóticas e domesticadas.
Aí nós temos um bosque, não uma mata nativa que tenta recriar a ecologia e florística da área degradada. O melhor a se fazer é sempre coletar sementes da vegetação nativa perto do reflorestamento e montar um viveiro por ali mesmo. Se o projeto for de mata ciliar, coletar em uma mata ciliar natural já existente. Muita atenção para conseguir a maior diversidade possível e espécies de diferentes momentos da formação da mata, a sucessão florestal (pioneiras, secundárias iniciais e tardias e clímax).
A melhor dica é sempre recuperar a área baseando-se na vegetação original das matas mais próximas, que está adaptada milenarmente às condições locais.
Fonte: Matas Ciliares
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário