quinta-feira, 7 de julho de 2011

Lixo - O que pode ser reciclado?


Reciclagem é o termo utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados, que serão utilizados como matéria-prima para a produção de novos produtos. Estima-se que no Brasil apenas 11% de tudo o que se joga na lata de lixo seja reciclado, um percentual cinco vezes menor do que nos países desenvolvidos.

Vantagens da reciclagem do lixo

- Minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes que não são renováveis.
- Minimização da quantidade de resíduos que necessitam de um tratamento final como aterramento ou incineração.

O que pode e o que não pode ser reciclado?

- Papéis

Os papéis podem ser classificados da seguinte maneira: papéis de escrever (cadernos e papéis de escritório em geral); papéis de impressão  (jornais e revistas);  papéis de embalagem  (papéis de embrulho em geral, papel de seda, etc.); papéis para fins sanitários (papéis higiênicos, papel toalha, guardanapos e lenços de papel); cartões e cartolinas; caixas de papelão e  papéis especiais (papel kraft, papel heliográfico, papel carbono, papel filtrante e papel de desenho).

Não servem para reciclar: papel vegetal, papel celofane,  papéis encerados ou impregnados com substâncias impermeáveis,  papel carbono ,  papéis sanitários usados,  papéis sujos, engordurados ou contaminados com alguma substância nociva à saúde.Também não pode ser reciclados os papéis revestidos com algum tipo de parafina ou silicone,  fotografias,  fitas adesivas e etiquetas adesivas.

- Plásticos

Plásticos recicláveis: todos os tipos de embalagens de xampus, detergentes, refrigerantes e outros produtos domésticos;  tampas plásticas de recipientes de outros materiais;  embalagens de plástico de ovos, frutas e legumes;  utensílios plásticos usados, como canetas esferográficas, escovas de dentes, baldes, artigos de cozinha, etc.

Plásticos não-recicláveis:  plásticos tecnicamente conhecidos como termofixos, usados na indústria eletro-eletrônica e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos;  plásticos tipo celofane; embalagens plásticas metalizadas, por exemplo, de alguns salgadinhos e isopor.

-Vidros

Vidros não recicláveis:  espelhos;  vidros de janelas;  vidros de automóveis;  lâmpadas,  tubos de televisão e válvulas;  ampolas de medicamentos,  cristal;  vidros temperados planos ou de utensílios domésticos.

Vidros recicláveis: todos os vidros, exceto os descritos acima. Exemplo: garrafas de bebida alcoólica e não alcoólica;  frascos em geral (molhos, condimentos, remédios, perfumes, produtos de limpeza);  potes de produtos alimentícios;  cacos de qualquer dos produtos acima.

- Metais

Os metais são classificados em dois grandes grupos: os ferrosos (basicamente ferro e aço) e os não ferrosos (alumínio, cobre, chumbo, etc.). Os metais mais presentes no lixo domiciliar são aqueles utilizados para embalagens de produtos alimentícios e tampas de recipientes de vidro. Em menor quantidade encontram-se outros produtos de uso doméstico, como panelas, esquadrias, restos de equipamentos de cozinha, etc.

As embalagens metálicas de produtos destinados ao consumo doméstico dividem-se em dois tipos principais:  folha-de-flandres (aço revestido com estanho, exemplos: latas de óleo, sardinha, creme de leite, etc.) e  alumínio (latas de refrigerantes, cerveja e chás).  A reciclagem do metal é ambientalmente muito interessante, pois evita a retirada de minérios do solo, minimizando o impacto ambiental acarretado pela atividade mineradora, além de reduzir em muito o volume de água e energia necessários para a produção de novos artigos.

Esse princípio vale para todos os tipos de metal, entretanto há maior interesse reciclador na indústria produtora de embalagens de alumínio, o que determina aumento no valor de venda do material. Por esse motivo, e também devido à situação atual de desemprego, o Brasil é atualmente um dos campeões mundiais na reciclagem de alumínio, coletadas na sua maior parte por catadores autônomos, que reviram os sacos de lixo da população em busca do material para revenda.

Organizando a reciclagem do lixo

Para facilitar a reciclagem do lixo, estabelecimentos comerciais, empresas, escolas, etc., deveriam disponibilizar lixeiras específicas para o armazenamento de resíduos orgânicos, vidros, plásticos, papéis e metais.

Fonte: Instituto GEA

Nenhum comentário:

Postar um comentário