Cozinhar pode ser uma atividade fantástica para estimular os nossos sentidos, além de trazer muito prazer quando a realizamos junto daqueles que mais gostamos. Os aromas desprendendo-se da sopa fervendo na panela, a cor surpreendente revelada por um kiwi ao ser descascado, a textura porosa e suculenta de uma melancia dissolvendo-se dentro da boca e o som de uma romã ao ser debulhada são verdadeiras experiências sensoriais que envolvem muito mais que o paladar de cada um.
Sabemos que as pessoas que cozinham com prazer estão mais aptas a manterem dietas mais saudáveis e equilibradas, o que tem um impacto positivo para a saúde de forma geral. Mas será que você já parou para pensar que as suas escolhas alimentares podem afetar a saúde do nosso Planeta? Saiba que muitas pessoas e organizações pelo mundo dedicam tempo e recursos a implementar um movimento de Culinária Sustentável, que consiste em optar por um estilo de alimentação consciente, que leva em consideração valores como o cuidado com a terra, as pessoas e a partilha justa.
Quer participar? Então aí vão alguns conselhos:
- Escolha mercados locais, pois assim poderá comprar diretamente do produtor, e dessa forma estará estimulando a economia da sua região. Ao consumir mais produtos da horta você ajuda a garantir o emprego e o sustento das famílias que vivem no campo.
- Prefira os produtos da estação, que são mais baratos e estão em sintonia com o ciclo da Terra. Pense bem: por que no inverno colhemos os melhores citrinos? Não é justamente nesta altura do ano que precisamos nos proteger mais das gripes e constipações? A Natureza não se engana, pode acreditar!
- É uma boa experiência provar frutas exóticas de outros países, mas não torne isso um hábito. Imagine os recursos necessários para transportar uma manga do Brasil para Portugal. Em todas as regiões existem diversas frutas deliciosas para serem consumidas.
- Reduza o consumo de alimentos embalados, que geram toneladas de resíduos para o meio ambiente. Cozinhar com gêneros in natura é a melhor escolha. Experimente servir pelo menos uma preparação viva, ou seja, crua, a cada refeição. Por exemplo, uma salada verde com rebentos de girassol para o almoço e um suco de laranjas com cenouras e maçãs para o lanche.
- Envolva toda a família. Peça ajuda para organizar a lista de compras. Visitem o mercado local ou uma Quinta que produza os alimentos de forma biológica. As crianças vão adorar conhecer esses espaços. Cultive um pequeno jardim em casa. Plante hortelã, salsa, coentros e o que mais desejar em pequenos vasos que podem ficar na varanda ou mesmo numa janela da cozinha.
- Separe o lixo e recicle. Descubra como fazer uma composteira caseira e tenha sempre terra rica em nutrientes para as suas plantações.